"Isto é uma brincadeira muito séria!”

Hospitalhaços

A Hospitalhaços é uma Organização Não Governamental que utiliza a figura do palhaço para levar sorrisos ao ambiente hospitalar. Nosso desafio diário é criar uma atmosfera mais leve, alegre e descontraída para pacientes, familiares e profissionais da área da Saúde. E nenhuma figura seria mais adequada que o palhaço para tal missão.

É por meio de atividades lúdicas - realizadas pelo personagem do palhaço, brinquedotecas e oficinas de artes plásticas, que criamos condições de bem- estar, humanização e, claro, muita diversão!

Fundada em 1999 por Walkiria Camelo, beneficia hoje mais de 360.000 pessoas anualmente, em 13 hospitais. A ONG conta com cerca de 500 voluntários que se dividem entre palhaços humanizadores, brinquedistas, administração e equipes de apoio.

Também desenvolvemos atividades culturais a comunidades: implantação, manutenção e administração de brinquedotecas, produção de espetáculos teatrais e musicais, oficinas de artes plásticas e contação de histórias.


Humanização Hospitalar

A essência da humanização hospitalar é fazer com que o paciente sinta-se em um ambiente mais confortável e receptivo ao tratamento.

O processo teve início na década de 60, com participação fundamental do médico americano Hunter Adams, o “Patch Adams”, que propôs e executou modificações nas relações dentro dos hospitais através da máxima “Serventia do amor para todas as pessoas”.

 
Em 1986 a figura do palhaço foi utilizada pela primeira vez em apresentações hospitalares por Michael Christensen, um palhaço americano, diretor do Big Apple Circus de Nova Iorque.

A iniciativa propiciou sensível melhora na receptividade ao tratamento médico.





Os Benefícios 

Uma pesquisa* realizada com os profissionais de Saúde sobre a atuação dos palhaços humanizadores mostrou que os resultados são extremamente positivos tanto para os pacientes, familiares e acompanhantes quanto para os profissionais de saúde.


As crianças apresentam evidências clínicas de melhora, além de ficarem mais à vontade com o ambiente hospitalar e mais colaborativas com os profissionais de Saúde. Os familiares e acompanhantes ficam mais confiantes em relação à melhora das crianças e até passam a brincar mais com as elas.

E os profissionais de Saúde passam a buscar novas formas de aproximação com as crianças e a reconhecê-las mais como crianças do que como pacientes, além de se sentirem mais calmos e satisfeitos com o ambiente de trabalho.

E é claro, para o humanizador voluntário é extremamente gratificante. Além da satisfação ao ver se desenhar um sorriso, fica o sentimento de missão cumprida com êxito, visto que 95,7% dos profissionais de Saúde afirmam que as crianças pedem a volta dos palhaços!


Mais informações, entre em contato com Hospitalhaços
Av.  Governador Pedro de Toledo, 507 - Bonfim
CEP 13070-752 - Campinas - SP
Telefones:
(19) 3237-2603 / 3234-3076
E-mail: apoio@hospitalhacos.org.br



Última atualização: 01/07/2013